Alcoólicos Anônimos Triângulo Mineiro
Abertura de Novos Grupos

Abertura de Novos Grupos

Quer abrir um grupo em sua cidade? Siga os passos

Alcoólicos Anônimos Brasil é dividido por setores e áreas para facilitar o cadastramento de grupos, a organização dos servidores e administração dos nossos escritórios. Por isso, a solicitação de abertura de novos grupos segue alguns requisitos que precisam ser respeitados. Abaixo os procedimentos passo a passo e um pouco de como funciona nossa irmandade em sua estrutura de serviços.


Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de pessoas que compartilham entre si força e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

O que é um Grupo de A.A.?

Como a tradição 3 claramente estabelece: “ Nossa Irmandade deve incluir todos os que sofrem do alcoolismo. Não podemos, portanto, recusar quem quer que deseje se recuperar. A condição para tornar-se membro não deve nunca depender de dinheiro ou formalidade. Dois ou três alcoólicos qualquer, reunidos em busca de sobriedade, podem se autodenominar um grupo de A.A. desde que, como grupo, não tenha qualquer outra afiliação. ”

Conceito 12, garantia 6:

  •  Nenhuma penalidade será aplicada aos que não estiverem de acordo com os princípios de A.A.;
  •  Não será cobrada nenhuma taxa ou contribuição- somente contribuições voluntárias;
  •  Nenhum membro de ar será expulso – ser membro será sempre uma escolha do indivíduo;
  •  Cada grupo de A.A. conduz seus assuntos internos como desejar – apenas pedindo-se que se abstenha de atos que possam prejudicar A.A. como todo; e finalmente;
  •  Que qualquer grupo de alcoólicos que se reúna para conseguir a sobriedade possa chamar esse grupo de A.A., desde que, como grupo, não tem outro propósito ou afiliação.

PRIMEIRA TRADIÇÃO DE A. A.

“Nosso bem-estar comum deve estar em primeiro lugar; a reabilitação individual depende da unidade de A.A.”

SEGUNDA TRADIÇÃO DE A. A.

Somente uma autoridade preside, em última análise, ao nosso propósito comum – Um Deus amantíssimo que se manifesta em nossa consciência coletiva. Nossos líderes são apenas servidores de confiança; não tem poderes para governar”.

QUINTA TRADIÇÃO DE A. A.

“Cada grupo é animado de um único propósito primordial – o de transmitir sua mensagem ao alcoólico que ainda sofre. ”

SEXTA TRADIÇÃO DE A.A.

“Nenhum grupo de A.A. deverá jamais sancionar, financiar ou emprestar o nome de A.A. a qualquer sociedade parecida ou empreendimento alheio à Irmandade, a fim de que problemas de dinheiro, propriedade e prestígio não nos afastem do nosso objetivo primordial. ”

SÉTIMA TRADIÇÃO DE A.A.

 “Todos os grupos de A.A. deverão ser absolutamente auto-suficientes, rejeitando quaisquer doações de fora. ”

NONA TRADIÇÃO DE A.A.

“A.A. jamais deverá organizar-se como tal; podemos, porém, criar juntas ou comitês de serviço diretamente responsáveis perante aqueles a quem prestam serviços. ”

            Cada grupo determina o tempo mínimo de sobriedade para os membros de A.A. serem elegíveis para algum encargo.  A diretriz geral do Grupo, é que devem ter sobriedade contínua de seis meses a um ano.

DÉCIMA PRIMEIRA TRADIÇÃO DE A.A.

“Nossas relações com o público baseiam-se na atração em vez da promoção: cabe-nos sempre preservar o anonimato pessoal na imprensa, no rádio e em filmes”.


Para abertura de Grupos de Alcoólicos Anônimos, é necessário a solicitação chegar até os responsáveis pelo Comitê Regional da Área. No nosso caso, região do Triângulo Mineiro, somo a Área 42 MGU – onde temos o nosso comitê que está no segundo ano (2022/2023) e é constituído da seguinte forma:

Delegado da Área 
MCAMembro Coordenador da Área
MCDMembro Coordenador do Distrito
RCTORepresentante comitê trabalhando com os outros

Conceito I

“A responsabilidade final e a autoridade suprema pelos serviços mundiais de A.A. deveriam sempre residir na consciência coletiva de toda a nossa irmandade. ”

“Ainda em construção – aguardem!”